Deixe sua mensagem

 Ela é muito importante para nós. Enviando uma mensagem você receberá automaticamente um comunicado de novidades no site.

Mande também fotos, histórias e assuntos relacionados com FNM.

clique aqui =>  

 

Você poderá responder a qualquer mensagem nesta página, basta clicar duas vezes sobre o nome do autor do comentário.

117 respostas para Deixe sua mensagem

  1. alfafnm disse:

    Todos os comentários serão publicados em breve.

  2. René disse:

    Desculpe-me, mas não saiu minha identificação na resposta anterior. Gostaria de acrescentar mais algumas coisinhas.. o motor turbo, em comparação com a mesma versão aspirada (“maçarico”), funciona com o ponto mais avançado. Sugiro que vc fale com o seu bombista ou mecanico para avançar o motor em pelo menos 3 graus o ponto de injeção – vou dar um exemplo prático: se o ponto de injeção for 15 graus antes do PMS, faça a calagem da bomba para 18 graus. Isto é para o pistão começar a abrir antes que na versão aspirada e encher um pouco mais de ar. TODA VERSÃO TURBO O MOTOR TRABALHA MAIS ADIANTADO (nas mercedes, 1313, motor 552, tem 15 graus, ja a versão turbo, o motor 352A, trabalha com 21 graus no ponto de injeção, para quem conhece, é a famosa marca “FB”). Quanto ao oleo, realmente tem que abrir mais a bomba ou colocar bico de maior vazão. Não te aconselho a abrir o giro do motor, pois vc pode ter problemas mais sérios. Outra coisa – se a sua bomba for daqueles alfas que não tem dispositivo anti-reversibilidade, esqueça adiantar o motor, pois vc pode agravar uma caracteristica dos motores diesel lentos, que é vc ao passar a marcha, o motor dar reversão e girar ao contrário (num top, vc virá para tras com tudo!). Motores de navio (ciclo diesel lento ou Sabathé) são assim, a ré seria a reversão do giro do motor. Procure um mecanico antigo, que ele saberá se pode e como adiantar o seu motor.

  3. Anônimo disse:

    Eu tive um problema assim em um DS11 (scania 111S), adaptado. O problema era o escape, que estava muito aberto (diametro muito grande da tubagem) e sem restrição (curva), o que provocava a saida muito rápida dos gases, não dando tempo para aumentar o giro da turbina. A sua turbina é de baixa inércia, bem legal para esse motor. Cheque tb se o filtro de ar não está restringindo a entrada de ar frio (se tiver, a descarga estará umida, com oleo cru). Boa sorte.

  4. ELSON disse:

    por favor eu preciso de ajuda ,turbinei o meu alfa ,ja gastei quase 4.000,00 ,fas 10 dias que estou parado e não consegui resultado nenhum;vou contar a minha estória.Tenho um 210 na caçamba,só que o motor dele é o antigo com filtro caranbola ainda , uns falam que é o do d11,bom mas eu fis ele inteiro,trocando quits , bronsinamento ,bomba e troquei todos os bicos,tudo original o motor esta zerado,e então turbinei ,mas ele não da pressão,no maximo 0.5kg,a turbina que coloquei é uma rosett hs 40,igual a do fuscão motor cumis,caracol 1.22,mas não tive resultado , já abri o óleo uma volta e meia , o bombista falou que não pode abrir mais e o turbineiro fala que é falta de óleo que não da pressão,uns falam que tem que abrir a rotação, outro falam que tem que por uma turbina maior outros falam menor e eu fico nessa guerra sem solução.POR FAVOR,se tem alguem que entende de verdade aí do saite do alfafnm.com, me ajude já estou arrependido .Me diga qual turbina ideal para dar uma pressão compativel,qual á abertura de óleo certo qual a rotação certa que deve colocar na bomba se tem que adiantar umpouco o ponto,que pressão será bom para esse motor,enfim me passem um relatório completo para ele ficar redondinho,e se tiver jeito ficar piador :obrigado URGENTE ;

    • alfafnm disse:

      Algumas perguntas:

      1) De que pressão você está se referindo?.
      2) Existem no castelo alguns furos a serem tampados, caso contrário o ar vai direto para o motor e a turbina perde o efeito.
      3) Em que cidade você está?.
      4) de onde foi tirado a lubrificação da turbina.
      5) O respiro do motor está aonde?.

      Alfafnm

  5. Pedro Paulo Castilho Cardoso disse:

    Ola, gostei muito do site, sou fã do caminhão FNM, brinquei neles na minha infância, agora como profissional da areá de artesanato, estou me dedicando a miniaturas de caminhos FNM em madeira!
    Gostaria de colocar umas fotos do meu trabalho no seu site!

  6. Luiz Vicente disse:

    Por favor. Poste as filmagens internas do FNM cabine Metro. Também gostaria de saber sobre a reforma do Brasinca de vidro reto e o Caminhão Fiat.

  7. Mauro Vitoriano Sanchez disse:

    Boa noite amigos ALFEIROS. Meu falecido pai tinha um ALFA e eu adoro o FNM 180, se eu comprar um caminhão deste será que consigo trabalho para ele? Se possível me ajudem com esta dúvida. Obrigado.

    • Antigos com mais de 20 anos na estrada é possível dependendo da distancia e da compreensão do dono da carga.A participação em filmes, eventos da marca ainda pode custear manutenção e um pequeno ganho. Automóvel antigo ainda tem mercado em eventos, novelas, filmes etc.Invista num caminhão mais novo, tipo menor de 15 anos e tente juntar grana para dar 40% de entrada num bom usado, mas 6×2.
      Abraço.

    • Rodrigo Zucco disse:

      É possivel sim, meu pai tem um 180 77 e viaja distancias de ate 200km..o “trunfo” dele é que o caminhao tem o chassis alongado, entao ele pega cargas que nao cabem em truck (pela dimensao) e que nao completam a carga de uma carreta ou tambem para locais onde o acesso de carretas nao é possivel. Basta estar em dia com a manutenção do caminhao, alias, acabamos de reforma-lo, em breve mando fotos…abraço

  8. vanderlei disse:

    Olá,amigos alfeiros!Sou um grande admirador destes belos e poderosos caminhões e vi no site,fotos de FNMs da Concretex!
    Gostaria de saber se alguém poderia me enviar fotos de caminhões FNM Concretex?Eu moro bem próximo do local das fotos e gostaria de ter estas belas recordações…
    Caso alguém possa me ajudar,meu email é nightriderlopes@hotmail.com
    Abraços a todos e fiquem com Deus!

  9. Rodrigo Zucco disse:

    Ola amigos, eu queria que voces me ajudassem a “ter” uma ideia: como transformar o /F/I/A/T/ da grade do 180 em FNM? Abraços

  10. Arno Frank Schropfer disse:

    Queridos amigos estou com um grande problema. Quero transferir meu alfa pro meu nome e um animal pintou todo o chassis e eu não encontro o numero de chassis!!!! Se alguém ae poder me dar uma dica onde fica eu agradeço.

    • alfafnm disse:

      Lado direito (passageiro) após o suporte de mola traseiro, caso toco, ou então quase sob o suporte do traseiro do terceiro eixo (truck). Pouco antes da curva do chassis que apoia a carroceria.

      Boa sorte.

    • alfafnm disse:

      Lado direito (passageiro) após o suporte de mola traseiro, caso toco, ou então quase sob o suporte do traseiro do terceiro eixo (truck). Pouco antes da curva do chassis que apoia a carroceria.

      Boa sorte.

  11. Rodrigo Zucco disse:

    Ola, estou com uma duvida..estamos dando uma ‘ageitada’ no pau-véio e chegamos a seguinte questao: qual o azul era usado originalmente no 180 1977? Espero que alguem saiba, obrigado.

  12. Recebi a mensagem Celso Tissiani, pode me escrever euaroman@hotmail.com, amigos do alfafnm desculpem este troca troca de mensagem entre mim e o amigo Celso, e que quando dois conterraneos do Oeste Catarinense se descobrem vira festa, agora Ele tem meu email. Eu continuo ligado no site ok? abracos a todos.
    Marcos Roman

    Certíssimo amigos, não tem do que se desculpar. Com os FNMs e o site, muitos novos e ótimos amigos foram feitos.

    Alfafnm

    • Celso Tissiani disse:

      Marcos Roman,

      Já te respodí por email, mas como estou conseguindo através do site, lá vai: Moro em Cascaveldesde 84 e estou aposentado, de mopdo que sobraalgum tempo para viajar pela internet. Me diz uma coisa: O que é que um cara de Xanxerê vai fazer aí nessa terra esstranha? A quanto tempo tu estás aí. Tu não acha que tem muito americano aí?

    • Celso Tissiani disse:

      Osvaldo,

      Eu tenho uma curiosidade muito grande quanto a ordem de explosão do motor D 11. Já perguntei para diversas pessoas o porque a ordem do D11 não ser a tradicional 153624 e nunca tive uma resposta convincente. Será que tu podias me explicar?

      A ordem de explosão do D11 é 1-4-5-6-3-2, porém a ordem de subida dos pistões em todos os motores 6 cilindros, creio serem iguais, ou seja, sobem o 1-6, 2-5, 3-4. A razão exata não sei, imagino que na ordem ‘normal’ o torque fique mais plano. É possível inverter o comando do FNM e ficar com a mesma ordem de explosão, não esquecendo de trocar o cano de bico da bomba também. Já vi FNM com a ordem ‘normal’, porém nenhuma vantagem adicional em termos de cavalos é obtida. O que ocorre é que o motor dá uma ‘acalmada’, como se diz. Agora uma coisa é certa, o barulho do FNM é originário do formato da câmara de explôsão dos pistões, bem diferente dos demais caminhões, com o tamanho de 94cc (centrímetro cúbico). Alguns que colocam pistôes de Scania (112 ou 113 ecológico), o barulho muda bastante e se caso inverter o comando, dá a impressão de um misto de Alfa com Scania.

      Como diz o ditado: Caso não consiga explicar, confunda-os de vez.

      Abraços.

  13. Anônimo disse:

    tá ai vou eu quero saber arrespeito do caminhão fnm do seu jeraldo que trabalhava carregando simento más agora estar jogado ai na frente como fose um lixo pois quero resposta

  14. Gabriel disse:

    Prezados amigos apaixonados por FNM, sou engenheiro mecânico e também tenho um certo gosto por carros/camionetes/caminhões antigos. Tenho acompanhado as histórias de vocês a algum tempo e gostaria de parabenizá-los por cultivar uma paixão tão rara nos dias atuais… A certo tempo atrás comprei um FNM para restaurar e infelismente não estou conseguindo fazê-lo por falta de tempo (infelismente minha vida profissional está esbarrando em meus gostos pessoais… hehe!). Por esse motivo, estou pensando em vender esse caminhão… se algum de vocês tiver interesse, entrem em contato para maiores detalhes pelo e-mail gabriel.silva@souzacruz.com.br ou glemes85@hotmail.com. Estou encaminhando as fotos dele para o email registrado aqui no site. Um grande abraço a todos! Gabriel Lemes.

  15. JOÃO disse:

    AVA O 17×35 com 14×49 MÉDIO COMPLETO SUBIA E ANDAVA BEM

  16. erick disse:

    quando vejo un fnm 180 meu olho enche de lagrimas ja pilotei alfa

    • Celso Tissiani disse:

      Prezado Osvaldo,

      Na reportagem da Quatro Rodas a informação da jornalista Isadora Carvalho sobre a FNM está incorreta, pois a fábrica só foi vendida para a Alfa Romeo italiana nos anos 70, durante a ditadura militar. Antes disso, ela produziu alem dos caminhões D 9500 e D 11000, o auto JK, que era um Alfa berlina 2000. Quanto a ir trabalhar com um caminhão, meus parabéns pois tu deves ser um atleta dos bons, porque aquela direção não é mole para estacionar. Também deves ter os rins em bom estado porque os Alfas não eram nada macios. Eu tive um 9500 ano 57 entre os anosde 64 até 74, com reboque, carregava madeira com cargas de18 ton. Usava passo curto porque senão não subia os topes mais brabos e então tinha que dar banguela nas embalagens. Eu trabalhava com um Internacional n 184 mas eventualmente pegava o Alfa.

      Prezado amigo, os caminhões que uso normalmente coloco direção assistida original do 68, quanto as molas dianteiras, costumo retirar 2 ou 3, pois não carrego carga.
      Gosto muito de andar de FNM.

      Abraços.

      • Ola amigos, gostaria que o nobre companheiro Celso Tissiani se possivel nos explicasse que quer dizer passo curto, Ele disse que usava muito passo curto, apenas por curiosidade, pois eu nao me lembro de ter ouvido esta linguagem. Abracos

        Marcos Roman (Estados Unidos da America).

        Marcos o diferencial do FNM é composto por dois conjuntos de engrenagens: a engrenagem cônica e a cilindrica. A engrenagem cônica tem duas medidas, a curta 15×37 e a longa 17×35. A engrenagem cilindrica tem 3 medidas: 12×51 curta, 14×49 média, 16×47 longa.

        Você pode ter: 15×37 com 12×51 curto
        15×37 com 16×47 semi longo
        17×35 com 12×51 semi médio (o mais utilizado para carreta).
        17×35 com 14×49 médio completo (mais utizado para truck com peso).
        17×35 com 16×47 longo completo (mais utilizado para truck pouco peso).

        Espero ter ajudado.

      • Celso Tissiani disse:

        Olá Marcos Roman,
        Muito esclarecedora a mensagem do Osvaldo sobre as relações de diferencial. Só para completar, a gente usava passo curto porque trabalhava em regioes montanhosas de SC, PR e norte do RS e carregava muito pêso. As lelações de passo médio e longo eram adequadas para estradas de asfalto ou regiões mais planas.

        Apenas para constar: Um malandro (leia-se bandido) de Cambé roubou meu casal dianteiro 17×35 e colocou o 15×37 no cilíndrico 14×49 (médio), ficando um médio meio curto. Gostei bastante, porém o caminhão não andava. O casal cônico 17×35 é o melhor em qualquer situação, mesmo que você faça um semi-longo (15×37 e 16×47) o médio completo (17×35 e 14×49) é melhor para andar e subir.

      • Valeu conterraneo Celso Tissiani, suspeitei que tu era la do sul so pelo sobrenome, sou natural de Xanxere SC, mina familia mora em Xaxim, e la temos amigos de familia Tissiani. Um abracao tche.
        Marcos Roman

  17. Anônimo disse:

    Prezado Sr. Osvaldo T. Strada e demais alfeiros

    Sou engenheiro do Depto Autônomo de Estradas de Rodagem do RS e, ao ler a reportagem sobre os caminhões Alfa Romeo de 4 Rodas, tomei a liberdade de enviar este e-mail para informá-lo, e aos demais membro deste site, sobre a existência de 3 caminhões FNM D11000 que serão leiloados pelo DAER, 1 em Bagé (1970 – chassis 12-21081) e 2 em Alegrete (1970 – chassis12-21102 e 1971 – chassis 13-23317). Caso estejam interessados e desejem mais informações me coloco à disposição para prestar maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Aldo Luiz Grassi

  18. UM PROJETO DE AMOR A CULTURA E O TURISMO Ola companheiros, eu moro aqui em XERÉM num sítio e estou montado um MUSEU para contar a HISTÓRIA da FERROVIA que passou por aqui e da FNM que não podia para, nós temos um ACERVO FOTOGRÁFICO e alguns objetos da época como DOAÇÃO, e os amigos que querem mudar XERÉM que vem ter um GRANDE local de TURISMO e CULTURA e LAZER de VERDADE vamos levantar esta BANDEIRA que parou no TEMPO, me ajudem como puder a eu ajudar já estou fazendo mim parte sedendo o meu SÍTIO para fazer este MUSEU que ainda não tive apoio do poder PUBLICO só a população e outros amigos estão me apoiando neste meu PROJETO. Nós estamos aceitando IDEIAS, PROPOSTA, DOAÇÃO, E.T.C….. A professores que estejam interessados na HISTÓRIA de XERÉM a entrada é FRANCA para o MUSEU do TREM em XERÉM….( Muito obrigado pela ATENÇÃO)…… E que DEUS nos AJUDE neste PROJETO que não é só meu é do POVO da BAIXADA e de todo ESTADO do RIO de JANEIRO……..

    • Ewerton disse:

      Vamos ajudar, gente!!! Afinal e Xerem!!!! E foi la!!!! (desculpa, mas meu teclado esta sem acento…) A ideia dum museu e mais que bem vinda!!!! A memoria do Feneme!!!!

  19. Agemiro disse:

    por favor se alguem tiver ou puder me mandar um manual ou catalago de como poderia estar montando e desmontando caixa de cambio do 180, eu agradeceria mt .

  20. parabens pelas fotos sao tao originas que posso velos nas estradas com seu ronco inconfundivel . gracas a voces a gente pode viajar no tenpo esses caminhoes carregaram o brasil nas costas . hoje os caminhoes so faltam andar sozinhos mas esses motoristas eram motoristas pilotar um desses nao era para qualquer um nao.

  21. edilson disse:

    Acompanho o site e vejo que vocês entendem muito bem quando se trata de FNM. Pois bem, navegando na net vi este site, http://www.feneme.com.br/ , que é da FNM eletricos, mas estou curioso se é a mesma FNM que fabricava caminhões pois esta já encerou as atividades. Seria bom saber que a FNM ainda esta em atividade e desta vez com veículos elétricos, mas se não seria bom assim mesmo uma montadora nacional. Agradeço desde já as respostas.

  22. vanderlei disse:

    Nossa,adorei todas as fotos,mas teve algumas que me chamaram a atenção:as dos FNMs da Concretex(existia uma aqui perto de casa),e a foto da região central de SP!Será que vc poderia me ceder cópias destas fotos?Sempre adorei os FNMs da Concretex!

  23. mario jose do nascimento disse:

    para os alfeiros estão de parabens,de preservar esses caminhoes , fiquei muito emocionado de ver as fotos antigas, pois tenho muita saudade desse FNM, eu morava no sitio pinhalzinho minha casa era na beira da estrada entre guapiara e capão bonito – sp que era rota rio grande do sul para são paulo, apos o serviço duro na roça a maior alegria era ver os caminhoes e onibus que passavam na estrada que ainda era de terra, os fnms dos barrigas verde, os onibus da penha e catarinense, parabens pela site, quem tem historia para contar é uma pessoa muito feliz pois teve um passado de gloria e uma familia muito feliz. PARABENS E UM ABRAÇO BEM FORTE PARA OS VALENTES ALFEIROS E SEU FNM

  24. juarez rolim de moura disse:

    esses caminhoes foram os precursores.dos caminhoes de hoje.e muito dificil encontrar um em bom estado.os fnm e os fiat 180 sao verdadeiras raridades.e bom quando encontramos pelas estradas a fora esses desbravadores das antigas estradas.e tambem e otimo saber que alguem tem a preocupaçao em conserva-los.porque os jovens motoristas de hoje nao os conhecem.ou nao dao nada por esses brutos.hoje em dia os caminhoes sao tudo eletronicos mais antigamente era muito dificil.

  25. Ewerton Conde da Matta Machado disse:

    Muito bom o site!!!
    Acabo de conhecê-lo. Vi uma matéria sobre os ‘brutos” na última 4 Rodas.Ter um Fenemê era o meu sonho de menino…
    Gostaria de colaborar com mais um `significado`pra sigla, este vindo da Rio-Bahia dos anos sessenta (quando íamos pra Aracaju com meus pais, de Vemaguet!): Feio, Nojento e Manhoso

    Grande abraço,

    Ewerton Conde da Matta Machado

  26. waldecyr ramos da rocha disse:

    Ola parabens pelo site ,gosto muito de vir aqui olhar as fotos sou filho de caminhoneiro.meu pai ja faleceu e não tive oportunidade de velo pois moro em brasilia e ele morava em itapeva sp.por motivos dele não ter morada certa eu o perdi de vista.hoje vi uma foto de um bruto fnm 69 propetario adir buhrer ,e o motorista brisola.penso ser meu pai pela foto não da pra saber e pelo tempo e pouca convivencia minha com ele .pois o nome dele é antonio carlos da rocha brisola .ou carlinho brisola .morador de itapeva se for ele da pra vcs do site me avizar pelo imail agradeço muito e ficarei feliz se for ele ,pois não tenho nenhuma foto dele.eu aguardo ansioso . e des de ja agradeço .muito obrigado …..waldecyr …..(eu123wrdf@hotmail.com)

  27. Sérgio Roberto Caetano Pinto disse:

    Boa tarde gente amiga. Sou nascido e moro ainda em Ponta Grossa Pr.
    Gostaria de deixar um recado, a voces aqui de Ponta Grossa, filhos ou parentes de quem teve FNMs, que tenham fotos, por favor me enviem, ou ainda se lembrarem da MANASA MADEIREIRA NACIONAL S/A, empresa esta, que tinham muitos FNMs na frota, se alguém possuir fotos assim, me mandem, ficarei muito grato, e lembrarei dos meus tempos de criança, quando meu falecido Papai transportava para esta empresa, valeu, grande abraço a todos.
    sergio.roberto@florenca.com.br

  28. Marcos Lemos disse:

    Ainda tem FNM aqui no porto de Santos, esperando pra carregar.

  29. claudio silva disse:

    quando será o proximo encontro dos fnmzeiros, cidade e estado.

    Creio que será em Avaré, no Alfaday. Quando tiver a data informo.

    Abraços,

  30. vi uma foto do meu tio amiltom pavão com o primeiro fnm que ele e meu pai tyrço pavão compraram esta foto foi postada por leonel ormenezi neto, gotaria de postar mais algumas fotos deles.como faço p-ara envialas.

  31. JUAREZ A. PAVÃO disse:

    achei uma foto do meu tio amiltom pavão e seu fnm postada por leonel ormenezi neto este foi o primeiro caminhão que o meu tio e meu pai tyrço pavão compraram, tenho mais algumas fotos para postar no site como faço para envialas.

    Mande no formato .JPEG para este mesmo e-mail. alfafnm@alfafnm.com.br

    Abraços,

  32. Anônimo disse:

    Adorei o site, estou reformando um fnm 210 ano 1975 cavalo mecanico, parte mecanica tudo ok e original só falta funilaria e pintura. Logo mandarei as fotos.

  33. lico disse:

    tenho motor e cambio do fnm 180 so entrar em comtato

  34. lico disse:

    entre em comtato comigo eu tenho vou desmanchar um motor me liga 17 96034564

  35. Marcos Lemos disse:

    Sr. Osvaldo, déves ter muitas multas referente a transitar com seus caminhões. Sou caminhoneiro e em SP está dificil de passar, imagino para passear. Parabéns pela coleção, sugiro reformar um Scânia 111-Jacaré, lembra? Bons tempos…

  36. Cristina Roschel disse:

    Bom dia a todos os apaixonados pelos FNM’S! meu pai tem algumas peças de Alfa para vender caso tenham interesse. São 1 caixa de câmbio do 180, meia caixa de câmbio do 180, 3 semi-eixo, 2 cubos dianteiros do 180, dois eixos entalhados do câmbio do 180 e outras diversas. Caso tenham interesse entrar em contato com Manoel no telefone (11) 5928-9393. Muito Obrigado à todos.

  37. Adriano disse:

    Fantástico esse site sobre FNM! Moro em Tatui/SP e infelizmente não tenho um bruto desses, e também nunca tive oportunidade de andar em um, mas sempre achei (e acho!) LINDOS esses caminhões, o som de seu motor arrepia! Fico horas vendo todos os tópicos… maravilhado em ver todos tão bem recuperados e conservados… Parabéns pela iniciativa e por preservar essa maravilha chamada FNM….

  38. airton disse:

    beto fnm vc tem motor do 180 para vender entre encontado com airton numero:96009743 obrigado

  39. Ola, sou apaixonado por veiculos antigos, especialmente por fenemes, amei este site continuem divulgando, parabens.
    Marcos Luiz Roman Sherewusbury-Ma_ Estados Unidos (sou natural de Xanxere-SC)

    abracos a todos

    • Celso Tissiani disse:

      Prezado Marcos Roman,

      Ví agora a tua mensagem: Somos Vizinhos! Eu moro em Cascavel Pr, mas fui criado em Chapecó. Os Tissiani de Xaxim são primos do meu falecido pai, portanto são parentes próximos. Não sei se esta mensagem vai chegar para tí, porque não sou muito manso de computador, mas de qualquer maneira foi uma satisfação muito grande. Caso tu não recebas, eu entro no teu e mail. Gosto muito de falar sobre caminhões, de preferência International e FNM/Alfa Romeo. Abraço

  40. Jefferson disse:

    Elder, boa tarde. TEnho um iveco 190 – todo revisado – faltando apenas a pintura e colocar a caixa de marcha no lugar (tenho a caixa) – pretendo vender ou trocar em ´veículos, podendo ser de passeio ou caminhão

  41. Sérgio Roberto Caetano Pinto disse:

    Bom dia Antonio
    Obrigado, quando puder me enviar, ficarei grato.

  42. amigos do fnm sou de altamira pará belém tenho um bruto ano 1975 munto intero tenho ele amais de 4 anos gostaeia de poder pusuir um manoal deste FNM tenho dificuldade calibragem de valvulas pois netá regiao nao tem mecanico destes caminhão eu mesmo dou manutesao au mesmo se posivel gostari que os amigo me ajudase nesta parte, eviado aguma iformaçao vou agurdar respota dos amigo sou apaichonado pelo bruto um grade abraso a todos fenemita do brasil acim que tir resposta emviare fotos pois nao tire ainda abraço atodos?

    • Marco disse:

      Bom dia, tenho o manual de caracteristicas tecnicas do FIAT 210S,
      alem do catalogo de pecas de todos os Fiat diesel. Me mande seu e-mail para que eu possa orientar.

  43. ola jose se puder me enviar fico muito agradecido.

    hermanol@bol.com.br

  44. helio disse:

    visitando este site eu ví que muitas pessoas procuram peças para FNM então resolví deixar uma dica de onde voces podem encontrar um ferro velho só desses modelos de caminhões aqui na grande BH +específicamente em CONTAGEM….o endereço vocês podem conferir e ver fotos dos BRUTOS pelo GOOGLE MAPS …(via expressa contagem minas gerais n° 1480 ) esse n° fica ao lado de um MOTEL N°1510

  45. armando disse:

    parabens pela iniciativa eu tenho um fiat 190 30 estou reformando ele todo a quatro anos porque tenho pouco tempo $$$$ mas vou chegar la logo mando fotos abraçaoo

    • Jefferson disse:

      tenho um fiat 190 – já revisei toda a parte mecânica – só falta a pintura e colocar a caixa no lugar (tenho a caixa) – tenho interesse em vender ou trocar, caso lhe interesse, favor entrar em contato (81) 8816.8570 Jefferson

    • René disse:

      Parabéns pela iniciativa. Tb tenho um 190H com motor de 111S e gostaria de saber se vc pode me informar aonde encontra acessorios tipo faróis, lanternas dianteiras, grades e entradas de ar da cabine, maçanetas e mecanismos da porta e vidros para ele. Um abraço!

  46. eduardo disse:

    ricardo ñ tem segredo nenhum só ter calma e tranquilidade e boa sorte

  47. Anônimo disse:

    Eu nunca dirigi um Fenemê e herdei um… Ele tá novo e agora, depois de velho vou encarar um D11000, seja o que Deus quiser!
    Vou aprender ‘no tranco!’ Aceito dicas e sugestões!
    Ricardo de Goiás.

  48. Agemiro Morais disse:

    Por favor gostaria de saber se alguem um cambio do 180 bom e queira vender pois o meu esta com a marcha ré e a primeira escapando , por favor aguardo resposta.

  49. ELSON disse:

    como faço para colocar as fotos dos meus brutos no site.

    As fotos deverão serem enviadas no endereço:

    alfafnm@alfafnm.com.br

  50. ELSON disse:

    Boa noite ,gostaria de saber 2 coisas que tenho curiosidade,primeira,o motor do fiat 210 é igual o do 180 ou não,se não for aonde esta a diferença.Segunda,gostaria de turbinar o meu 210 mas tenho um pouco de medo ,se vai aguentar ou não ,uns falam que fica muito bom ,só que tem que colocar um tal de comando invertido, outros falam que não guenta por ser de aluminium,os prisioneiro do cabecote espana tudo oque faser alguem pode me tirar essas duvidas.se der certo que tipo de turbina ficaria melhor.

    • alfafnm disse:

      Bem, aí vão as respostas.

      1) O motor do 180 é bem diferente do 210:
      1.1 A bomba injetora é mais reforçada em seu eixo.
      1.2 Os elementos são de 9mm no 210 e 8mm no 180.
      1.3 O avanço é fixo no 210, no 180 tem variação de 8 graus.
      1.4 Os pistões do 210 tem um anel a menos e a folga entre camisa e pistão é maior.
      1.5 O ponto de injeção do 210 é adiantado +- 2 a 3 dentes.
      1.6 O giro do motor no 210 é de 2.200 e no 180 2.000.
      1.7 O volante em alguns 210 é mais grosso.

      2) Quanto a turbinar.
      2.1 Pode turbinar, porém não dê muita pressão, utilize turbina da 1618.
      2.2 As juntas de cabeçote tem de ser de cobre, as normais não aguentam.
      2.3 No caso de turbinar com pistão de 210, ele irá consumir mais óleo lubrificante, a vedação dos pistões do 18o é melhor para turbinar.
      2.4 Regule bem a embreagem, veja as molas de pressão.
      2.5 O Radiador é melhor colocar um bem reforçado e utilize as hélices de 10 pás.
      2.6 Utilize a válvula termostática dupla (210).

      3) Quanto ao comando invertido, nada muda no caminhão. Nem força, nem torque, somente muda a ordem de explosão e muda o barulho do caminhão.

      Em falando em barulho, quando turbinar, pode retirar o silencioso caso queira. A turbina diminui a velocidade dos gazes do escapamento diminuindo o barulho e ronco do bicho.

      Espero ter ajudado.

      Alfafnm

  51. ELSON disse:

    galera apaixonados por ALFAS,tenho um fnm 180 1978 trck todo orige com manual $20.000,00,para quem se interessar,vale apena ver, fone(17)97460770vivo(17)81039859tim.

  52. julio tracz disse:

    Que site maravilhoso,fiquei horas navegando e conhecendo um pouco mais dessa industria nacional que por muitos anos produziu um dos melhores caminhoes da epoca o FNM,e que ainda ,nos dias de hoje vejo alguns rodando com o seu inconfundivel ronco .
    Mostrei um video do you tube para meu filho de 20 anos,o que era tocar um FNM cruzando marchas,e ele nao acreditou,pensa que e montagem de video.

  53. isaias disse:

    sinto a falta dessa maquina á 15 anos, quando carregava aqui em Cabo Frio -RJ- na alcalis.

  54. isaias disse:

    Para todo dono de alfa romeu, que cuide bem dessa máquina, preciosa.

  55. Peças para FNM Fiat 180 . Estou precisando de um semi-eixo diferencial e panetaria. Preciso de quem fornece essas peças novas e usadas aguardo. retorno urgente.

    Tente: Alvarenga 11-3031.0522
    JCA 42-3227.1145

  56. Eliana disse:

    É Waltinho, não só o tio Walter como o tio Ide conheciam essas pérolas de caminhões. Como andamos neles, né? Muitas saudades desses tios maravilhosos e de seus caminhões.

  57. eduardo disse:

    para os apaixonados por fnm tem dois videos muito bom no youtube um chama-se (UMA INDUSTRIA QUE LIDERA O PROGRESSO) muito bom video antigo o outro chama-se( BRAZIL,THIRD FORCE IN THE AUTOMOTIVE INDUSTRY 1959) são dois videos muito bom com poucos acessos vale apena valeu abraços.

  58. eduardo disse:

    alguem sabe me dizer a medida entre eixo do cavalo mecanico do d11 agradeço desde já

  59. ELSON BUZZO disse:

    Ola galera dos FNM tambem sou um apaixonado por esses camnhoes tanto que tnho dois,um 180 1978 e um 210 1976 todos origem,lindos não sou colecionador tenho para trabalhar,e por estar muito fraco de servico resolvi vender o 180,tdo original com manual do propietario ,algum colecionador que tiver interesse :fone (17)97460770 ELSON tenho um bom preco por ele,não quero velo mais estragando na porta de casa.

    Elson, envie fotos de seus brutos.

  60. carlos disse:

    eu tbem fui um fenemezeiro faço parte desta historia tao bem lembrada por vcs,adorei este site gostaria de postar a minha historia com o meus fnms…

    Claro amigo, indique a cidade que você está. Envie sua história.

  61. Marcio Mascigrande disse:

    Foi um sucesso a Exposição de Onibus e Caminhões aqui em São Paulo no Memorial da América Latina.
    Não poderiam faltar os irmãos Stammer e nosso grande colecionador Oswaldo T.Strada, todos com suas “”jóias”” no pateo.
    Muitas fotos foram tiradas e perguntas foram respondidas pelos expositores, referente á essa lenda chamada “”FNM.””.
    Fiquei feliz em reencontrar com amigos de juventude (Myklos e Robert Stammer),e relembramos o periodo de residencia em Serra Negra.
    Deixo aqui meu abraço,e felicitações pelo carinho que voces tem por estas verdadeiras raridades, que fizeram parte do progresso de nosso transporte rodoviário.
    Transmito aqui á todos os “”ALFEIROS”” meus parabéns pela união desta verdadeira “”irmandade””

    Saudações
    Marcio Mascigrande

  62. MOISÉS disse:

    muito bom esse site que conta um pouco da história desse caminhão que alavancou o progresso do transporte rodoviário no brasilestá de parabens o criador do site e seus colaboradores. ok aproveitando a oportunidade e faço uma crítica a alguns alfeiros fenemistas inclusive do estado de são paulo que arrematam todas as peças de fnms do mercado e a gente tem só um e pretende conservá-lo fica quase impossível por falta de peças por tanto seus olhos gordos vejam se pelo menos coloquem a venda as peças que estajam sobrando porque não estou encontrando a bomba dagua do fnm 1959
    D11 ok se alguem souber onde encontrar me avisem meu é MOISÉS moro em Foz do iguaçú pr cel 45 99774681 ou 45 91231252

  63. luciana disse:

    oi amigo desconhecido o seu parabrisa e do fiat 80n 3/4 qual o presso e novo ou usado vce quer uma gabine do 180 eu tenho uma com os vidros menos o das portas tem que dar uma geral nela tem tabm uma direçao e caixa do satelite do180 tenho tambem uma adpitaçao competa para por o cambio domercedes no fnm ou 180 ou no d11 e adaptada no mesmo encache fica muito bom ja fiz e gostei muito

    • Marco disse:

      Luciana, boa dia,
      a respeito do para-brisa do Fiat 80, o que tenho é novo , porem so vendo nao faço troca. Para mais detalhes me ligue:
      (34)9121-5720 Tim Marco

  64. jelson disse:

    amigo voçe ainda tem essa caixa de cambio muito me interessa quanto vc quer obrigado pela atençao

  65. eloy disse:

    ola pessoal.
    por muito tempo viajei com meu pai num fnm 1969 quando eu era menino,viajemos por todo esse brasil a fora,tenho vontade de comprar um fnm e reformar mas falta capital um dia eu consigo,faz dez anos que meu pai ja partiu para outra vida,antes de ele partir ele bateu o fnm e acabou com tudo,mas ele nao morreu devido ao acidente o fnm era o chodo dele. uma abraço de um fa por fnm
    eloy miguel junior de ctba-pr

  66. luciana disse:

    preciso de um paraprisa do fiat 80n ano80 novo ou usado

  67. Anônimo disse:

    Olá amigos Alfafnm.
    Estava olhando a reforma da cabine metro e fiquei encantado.
    Aprendi bastante com esta matéria.
    Obrigado por esta grande oportunidade de participar com este maravilhoso grupo que é a turma Alfafnm.E também por aprender técnicas de reformas.
    Fiquem com Deus e até mais.
    Wilson Lopes de Lima.

  68. Elisabete disse:

    Amigos,
    Mais uma vez, parabéns pelos caminhões. São maravilhosos, realmente impecáveis. Aqui aprendi um pouco mais a respeito desses caminhões e entendo a paixão por eles. Espero que dê certo com o mecânico …., pois no mesmo dia deixei recado com o Sr. Aldo (o pai).
    Elisabete

    (algumas palavras foram editadas)…..

  69. Esdras disse:

    Olá pessoal,

    Adorei ver a descriçao da viagem com os 3 FNM. Voces sao os verdadeiros guariões da historia deste caminhao.
    Eu ainda vou ter o meu tambem.

    Abraço
    Esdras

  70. Anônimo disse:

    Olá irmãos do clube alfafnm.
    Fiquei muito contente ao ver a matéria referente a restauração da cabine metro.
    Esta matéria esclareceu bastante dúvidas que eu tinha a respeito de restauração.
    Que bom.Aqui fazemos amigos e temos a oportunidade de aprender.
    Fiquem com Deus e até mais.
    Wilson Lopes de Lima.

  71. alfafnm disse:

    Olá irmão do clube Alfafnm
    Fiquei muito contente com a matéria referente a restauração da cabine metro.
    Foi esclarecido algumas dúvidas referentes a restauração.
    Que bom este site aqui fazemos amigos e aprendemos muito.
    Fiquem com Deus e até mais.
    Wilson Lopes de Lima.

  72. robinson disse:

    Estou procurando 2 frontal dianteiro do alfa 180D (original) quem souber me escreva.
    Robinson – São Paulo

  73. Anônimo disse:

    o siti e fantastico como sugestao espero q possa espandir as fotos . meu pai antigamente tinha um aslfa 1962 vermelhao sou luan rodrigues schawbe de ijui rgs

  74. Anônimo disse:

    tem um apelido que eu não vi aqui , o apelido é esse:
    um fazendeiro vendeu a fazendo e comprou um alfa fnm
    só pelas sigla fnm , que quer dizer .
    FAZENDA NUNCA MAIS

  75. Anônimo disse:

    Este cambio é do modelo separado do motor? Qual o preço?
    Obrigado pela atenção

  76. Leonardo Fávaro disse:

    O mais importante eu esqueci, ai segue o link do fórum http://hankstruckforum.com/htforum/

  77. Celso Tissiani disse:

    O meu comentario ficou prejudicado, pois a primeira parte apagou.

  78. Celso Tissiani disse:

    Eu queria saber como é que foi fabricada a caixa de 5 marchas. Quais as engrenagens usadas, qual a redução, como é que ia aguentar trabalhando com a intermediária em simples e aquinta engatada. Ia ficar 2 sobremarchas? Como é que engrenava a quinta? Tinha 3 alavancas no cambio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 303 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: