Um motor FNM no museu

No museu da CMTC em São Paulo – SP (Av.Cruzeiro do Sul, a uma quadra da rodoviária e do outro lado do rio Tietê), existe um conjunto de motor, caixa e diferencial do FNM interligados e com janelas de acrílico em diversas partes afim de que se possa ver as peças no interior dos equipamentos.

Dizem ser possível funcionar o motor e assim acionar todo o resto.

Por Róbert Stammer.

About these ads

23 respostas para Um motor FNM no museu

  1. wagner alves disse:

    ola amigos estou reformando um 180 gostaria que me indicasse onde posso encontrar as borrachas dos vidros muito obrigado

  2. já deixei msg em outro espaço, falando de minha história pessoal com um alfa romeu 58 metro. meu pai era o maestro dessa máquina linda. o ronco de um alfa, seja na lenta, pedindo marcha ou na lançante, não tem nada de igual, é o ronco mais lindo de uma máquina em funcionamento. estou decidido a comprar um alfa (se eu conseguisse um metro, ah, sonho…) mas pode ser um D.11. se alguém souber, meu e-mail é lubcke@ tjsc.jus.br ou lubcke2010@yahoo.com.br ou pelos fones 48.3441.1309 ou 48.9976.1262. LÜBCKE

    Carlos, cuidado na compra de seu caminhão, consulte a procedencia, fique a vontade de perguntar. Mande sua história através da sessão ‘DEIXE SUA MENSAGEM’

  3. Vanderlei Moure Garcia disse:

    A bem da verdade, não sei como cheguei até este site. Hoje domingo, dia dos pais(abraços a todos), resolvi dar uma navegada
    pela internet, e para minha surpresa, fui remetido a um passado distante, que tentarei ser breve no relato. Hoje tenho 55 anos. Na década de 70, nossos recursos finanaceiros eram bem escassos, e para levantar uma grana para comer uma pizza de presunto nos finais de semana, e ir ao parque de diversões, fui trabalhar como ajudante de mecãnico, em uma oficina mecânica de caminhões Alfa Romeo. Transferi a escola para noite, e me apaixonei pela mecânica. Apesar do pouco porte físico na época, requisito número 1, para mexer nos brutos, me empenhei ao máximo nas minhas tarefas.
    _Camaradas, nos cabeçotes eram um torque de 270 lbs(salvo engano), era pé na caixa de fusíveis e cano, tirar a caixa de marchas, só no “sarilo”, e muito cuidado para não montar o diferencial com o “umbigo” virado. Passei a buscar, nas literaturas o embasamento técnico. Apesar dos quase 40 anos que se passaram, vendo as fotos e lendo as histórias, posso garantir-lhes que entrei debaixo da maioria dos modelos expostos no site.
    Me sinto como escritor coadjuvante da História destes “Senhores FNM”, Com eles, minha vida profissional começou, devo tudo a eles, e me sinto agora, na obrigação de procurar ajudar a resgatar
    o seu passado.
    À propósito, o América Futebol Clube de MG, tinha um ónibus Alfa, creio que era um Massari, com motor central e se me recordo parecia que era deitado, um suplício para tirar o carter de óleo.
    A Base Aérea de Lagoa Santa, tinha um “Papa-fila”, rebocado por
    um FNM, e acredite se quiser, esta carroceria virou um bar, mas felizmente foi resgatada, por um conhecido que disse que vai reformar. (me comprometo a fotografar e enviar), da pra fazer uma bela casa sobre rodas.kkk
    Para completar meus vinculos com a Marca, trabalhei na FIAT, durante 15 anos. Como Analísta de Programaçaõ de reposição,
    conhecia os 2.300 de para-chque à para-choque.

    Abraços a todos

    Vanderlei Moure Garcia .

    *Ps.: Aínda tem muitas histórias………….kkkkkkkkkkkk

  4. Anônimo disse:

    tenho um fnm 180 ano 76 na caçamba truk que ganhei de meu pai ,eu adoro esse caminhao sou de vila velha es.queria mandar umas fotos dele

    Pode enviar as foto para este mesmo endereço de e-mail.

  5. Vicente Paulo Colado Vilasboa disse:

    Um forte abraço a todos Alfeiros do Brasil, são guerreiros de verdade. Faço uma pergunta a quem possa me responder, pois não tenho experiência com esse caminhão. Gostaria de saber como fazer para trocar a carroceria e se posso colocar uma carroceria de caminhão wolks ou caminhão mercedez pois não encontro carroceria do alfa na região de Dourados MS. E com faço para fazer a regulagem dos freios? Aguardo a resposta e uma boa tarde.

    • JUNIOR GARCYA disse:

      ola boa noite pelo que me recordo do d11000 do meu pai que reformei, chassi do feneme é diferente nas medidas dos demais caminhões teria que faser uma carroceria nova tipo sob medida tanto pela largura e pelo comprimento , os freios seria apertando a porca do cuicão até o final e depois soutar meia volta , para liberar o sistema e não ficar com as faixas relando nas campanas , espero ter ajudado junior astorga parana .

  6. Willian Lemos disse:

    Olá boa tarde. tenho 28 anos e sou apaixonado por caminhão, essa semana vi no jornal um anuncio de fnm 180 ano 74 e fiquei interessado em comprar, à dias venho pesquisando sobre esse fenômeno e a cada dia fico mais apaixonado por ele, assim que finalizar a compra manterei vcs informado e espero poder trocar umas ideais com vcs que são entendido no assunto.

    Abraços e ficam todos com DEUS

    AT.
    Willian Lemos

  7. thiago disse:

    boa noite amigos estou procurando um motor FNM 180.Não tem nenhum para vender.

  8. GIOVANE disse:

    olá a todos alfeiros, eu tenho dois um D 11000 ano 70 e um 180 ano 73 moro em santa helena de goias e os dois presta serviço numa empresa aqui da região carregando adubo. Gostaria muito de compartilhar essa emoção de ser um alfeiro com voces inclusive enviando-lhes fotos.

  9. zeduardo disse:

    olá amigos alfeiros.sou alfeiro antigo,já tive varios modelos de alfa romeu.hoje tenho um D11000 V12 ano 1969,com mecanica adaptada. o motor MB 355\5,cambio e diferencial do 1519.Transporto cimento de Ipatinga MG x Vitoria ES,1100 km ida e volta.faço as vezes até 3 viagens por semana.Gostar do alfa, é paixäo antiga. Abraços.

  10. Boa tarde! disse:

    Boa tarde amigos!
    parabenizo todos os donos e amantes do FENEMÊ…
    tenho um 1977…um brinco.
    faço uma pergunta a quem melhor entenda dessa máquina.
    Existe algum segredo na montagem das rodas (balanceamento)?
    aguardo!

    Verifique os Pivôs se estão com folgas. Mesmo balanceados podem vibrar.

  11. jose fabio disse:

    Bom ver o amor das pessoas pelos fnms, comprei o meu 180 ano 76 com 18 anos e tinha orgulho de dirigilo abraços aos amigos.

  12. vilmar antonio pinto da silva disse:

    tenho fotos de meu falecido pai com fnm gostaria de saber como faco para enviar

    Caro amigo, mande as fotos em formato .JPEG via e-mail.

    Estamos anciosos para ver as fotos.

    ALFAFNM

  13. tenho um manual do fnm d-11000 disse:

    manual de uso e manutençao em bom estado , com pequenas rasuras na capa aceito proposta

  14. odair pacheco disse:

    Esses caminhoes sao guerreiros mesmo ja perdendo a mae (uma consecionaria por exemplo) eles continuan firme fortes por esssas estrada sao emponente por chegam
    tenho um 76 para mim nao tem é um espetaculo

  15. samuel disse:

    É um prazer poder entrar nesse saite dos FNM´s do Brasil eu tenho 29 anos sou de Itabira MG. morei em Itabirito MG durante 15 anos de minha vida, meu pai tinha um FNM que eu achava um espetaculo aprendir nele, juro que foi a época mais gostosa de minha vida. Hoje escrevo uma mensagem p vs com os olhos cheio de lagrimas pois não tenho o FNM vinho de caçamba azul e nem o meu pai p me ensinar mais sobre esse caminhão que tanto marcou minha vida e a do meu irmão gostaria muito de receber agumas mensagens de vs com foto, vou compartilhar fotos com vcs futuramente dos caminhões que meu pai tinha que hoje so me resta lembranças de quando eu era feliz e não sabia, um abraço para todos do fã clube e para todos os caminhoneiros do Brasil que Deus abençoe todos vs.

  16. TENHO 31 ANOS, A UNS 25 ANOS A TRAS MEU PAI SEMPRE FOI CAMINHONEIRO ELE TINHA UM 1113 MAÇARICO QUEIXO DURO E EIXOS E TRANSPORTAVA CAFE ELE MAS UNS 8 MOTORISTA AQUI DA REGIÃO E NO MEIO DOS 1113 TINHA UM FNM TODO ALINHADO, AZUL CLARO ELES LEVAVÃO 250 SACOS DE CAFÈ E O FNM LEVAVO 280 AS VEZES ATE 300 SACOS DE CAFÈ UMA DISTANÇIA DE 160 QUILOMETRO DA MINHA ÇIDADE COLATIAN ATE O PORTO DE VITORIA CAPITAL DO ESPIRITO SANTO E ELES FICAVÃO LOUCOS DE RAIVA PQ ELES NÃO CONSEGUIAM ACOMPANHAR O FNM NA SUBIDA E NEM NO BAIXADÃO FIM DE ANO EU DE FERIAS NO COLEGIO IA PASSIAR COM MEU PAI QUANDO ELE CARREGAVA O CAFÈ PARA O PORTO DE VITORIA E O MOTORISTA DO FNM ERA UM HOMEM ALTO FORTE GRANDÃO E EU MORRIA DE MEDO DELE E TINHA MAIS MEDO AINDA DO RONCO DO FNM RSRSRSRSRSRS. UM ABRAÇO AOS AMANTES DESSA LENDA DAS ESTRADAS SILVIO LOPES COLATINA ES: MSN PEPE.SL@HOTMAIL.COM

  17. gilberto torres junior disse:

    Amo o Fnm de coração pra mim não tem um caminhão igual ao Fnm que marcou a historia das estradas do brasil.Sua força,resistencia e capacidade de carga não tem pra ninguem quando vejo um rodando por ai paro o que estou fazendo so pra ver passar essa maquina passar. Um grande abraço aos verdadeiros caminhoneiros.

  18. eduardo disse:

    DEVE SER MUITO INTERESANTE OS FNMs. PARA MIM COMO SE FOsseM DEUS NO CEU FNMs NA Terra GOSTARIA DE FAZER PARTE DESTA FAMILIA QUE É UMA PAIXÃÕ FeNomeMal o q preciso?

    Caro amigo, somente sua mensagem e a visita no site já é de grande valia.

    Boa Sorte,

    Alfafnm

  19. Alceu kuss disse:

    É simplesmente FANTÁSTICO, pena que nada é para sempre nem os alfeiros, quer sejam por paixão ou indução. Possuo dois F N Ms um 63 e um 74. Um abraço ALCEU.

  20. Marcello Forte Marques disse:

    Prezados, já estive no museu (denominado Gaetano Ferolla) e pude ver o conjunto, que é acionado por um motor elétrico.
    Através das janelas de acrílico é possivel ver todo o conjunto trabalhando.

  21. MAURO ALVES disse:

    OLA SOU MAURO,E TAMBEM TENHO UM ALFA 180 ANO78 E GOSTARIA DE FAZER PARTE DO CLUBE DA FNM,QUERO TAMBEM MANDAR UMAS FOTOS DO MEU CAMINHAO.
    MUITO OBRIGADO, E AGUARDO RETORNO.

    Caro Mauro,

    Você já faz parte do Clube, é enorme prazer saber do seu interesse pelos Alfas,

    Forte Abraço,

    Alfafnm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 198 outros seguidores